top of page

Apresentação 

A partir das atividades apresentadas por meio dessa sequência didática, o objetivo geral é capacitar os alunos do 3º ano do Ensino Médio em habilidades de leitura que promovam associação de imagens e textos de modo a proporcionar capacidade autônoma de interpretação  em multimodalidade. Entende-se que a SD, por se tratar de um esquema organizado em módulos, proporciona às aulas de ensino de leitura melhor desenvoltura para apresentar e explorar os gêneros textuais.

 

Nesse sentido, recorreu-se às contribuições de Costa-Hübes e Simioni (2014), em que defendem o uso das SD também como método diagnóstico, pois, tendo em vista que as tarefas são organizadas em módulos, durante o percurso é possível avaliar a apropriação ou não dos alunos do gênero em estudo.

 

Assim, avalia-se que, se os docentes recorrem ao recurso da SD como método de ensino nas aulas de leitura, há possibilidades maiores em proporcionar atividades que desenvolvam capacidade leitora, uma vez que é possível executar as atividades diagnosticando o desempenho dos alunos, assim como,  corrigirem possíveis falhas visando atender a demanda dos jovens no processo de aquisição de habilidades leitora.

 

"O primeiro passo para o desenvolvimento da SD é o momento em que o professor descreve aos alunos, detalhadamente, a produção oral ou escrita que será por eles realizada, ou seja, especifica uma dada situação de interação que será “efetivada” por meio de determinado gênero. Em seguida, solicita que escrevam uma primeira versão do texto, considerando a proposta de interação. Essa etapa (produção inicial) tem o objetivo de, observar o que os alunos já dominam sobre o gênero solicitado, servindo assim, como diagnóstico para que, a partir das dificuldades reveladas na produção, o professor elabore atividades que serão desenvolvidas nos módulos seguintes na perspectiva de superar lacunas, sejam da fala ou da escrita."

 

(COSTA-HÜBES; SIMIONI, 2014, p.24)

bottom of page